segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Fique bronzeada no quintal de casa

Braços e pernas cobertas não combinam com a estação mais quente do ano. E é por este motivo que muitas mulheres aproveitam os fins de semana ou feriados prolongados de folga para turbinarem o bronzeado na praia.

No entanto, quem mora distante do litoral garante um tom de pele dourado de outra maneira: com o famoso sol na laje ou mesmo no quintal de casa. Esse método é inclusive utilizado por duas personagens da novela de Glória Perez, Salve Jorge, exibida na TV Globo, às 21h.
Como participam do concurso que vai eleger a Garota da Laje no Alemão, 
Lurdinha (Bruna Marquezine) e Vanúbia (Roberta Rodrigues) dedicam algumas horas na laje e para aguentar o calor vão jogando água no corpo. Mas será que o uso desse artifício faz mal?
Segundo Fernando Dantas, dermatologista da clínica Renovaderm de São Paulo, o solzinho na laje não faz mal se empregado junto com um fotoprotetor. "Não importa o local onde se toma sol. O importante é que a pele seja protegida", diz ele.
E completa: "Podem ser utilizados alguns óleos, como o urucum a 8%, unitan a 4% e extrato de cenoura a 3%, sempre associados a um filtro solar com fator de proteção solar entre 20 e 30, no mínimo, e com fator de proteção UVA 10, a cada duas horas".
Mas nem pense em utilizar água com sal para agilizar o bronzeado da pele! Dantas informa que esse recurso não produz bronzeamento e não tem uma fotoproteção. Portanto, deve ser evitado! "A loção iluminadora, porém, pode ser empregada no antes e após a exposição solar para manutenção do bronzeado. Alguns ativos importantes nesse sentido são a mica dourada, mica prata, biobetalose, óleo de cereja e erythrulose", ensina.
E antes de sair tomando sol no quintal de casa, alguns cuidados são necessários. "Utilize umaloção firmadora antes da exposição solar associada a uma fotoproteção adequada", ensina Fernando. De acordo com ele, a loção firmadora hidrata a pele, fazendo com que o protetor seja melhor absorvido.
Já para manter o bronzeado é recomendado o uso de uma loção acetinada. "Ela tem Vitamina E, por exemplo, que protege a derme do ressecamento que o sol provoca, mesmo com o uso do protetor", descreveu.
Não sabe qual o protetor solar é mais indicado para sua derme? Acompanhe as orientações de Fernando Dantas:
Pele normal: pode utilizar filtro solar em loções, cremes ou gel sem qualquer restrição.

Pele seca: são mais resistentes aos produtos em geral. Essa derme pede loções cremosas e cremes, que são muito mais substanciosos.
Pele oleosa ou mista: combina com gel aquoso ou gel creme. Qualquer outro tipo de produto pode deixá-la ainda mais oleosa.

(texto da net)
Fique bronzeada no quintal de casa

Um comentário:

  1. Com o calor que tem feito no Rio, eu estou correndo do sol e cultivando meu bronzeado Branca de Neve.
    Seu blog está uma graça.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir

Florzinha do dia