sábado, 9 de fevereiro de 2013

O guia das unhas perfeitas

Na internet e nas nail boutiques, não param de surgir jeitos criativos de cobrir as unhas. O problema é que o troca-troca de esmaltes pode deixar suas garras fracas. Para evitar esse problema, confira este guia e conquiste unhas perfeitas




Sua unha, sua vida

Para começo de conversa, vale lembrar que a saúde das unhas depende muito da do restante do corpo. A primeira providência é ter uma dieta equilibrada e rica em proteínas. Se precisar de uma força extra, escolha nutricosméticos à base de proteínas de peixe. "Procure também por ácido fólico, ferro e zinco", afirma Thais. Alterações podem ser sinal de problemas na tireoide e até pulmonares. Sofre com manchas? Nem todas são micose. Algumas mostram falha na formação da unha na matriz. "Nesse caso, lance mão de fórmulas manipuladas à base de ureia e betametasona", indica Monica. E use a técnica da luva ou até uma meia para turbinar a penetração dos ativos. Se for micose mesmo, a última novidade é combatê-la com laser Genesis ou Spectra. Na dúvida, procure sua dermatologista. 



Necessidades básicas

Muito antes de escolher a cor, fique atenta a alguns cuidados para fazer valer seu investimento:

Proteja a unha

Que tal usar luvas de borracha ao lavar a louça para evitar a umidade? Melhor ainda: aproveite para aplicar creme para as mãos. Assim, faz um mini-spa de hidratação. Passar toda hora aquele álcool desinfetante de mãos também detona sua manicure, porque desgasta o esmalte. Trate de maneirar, ok?

Tenha paciência

Mude a cor no máximo uma vez por semana. O troca-troca exagerado de esmalte pode desidratar suas unhas e até fazê-las descamar. "Tire na noite anterior à manicure e use creme nutritivo", diz Monica Aribi, dermatologista de São Paulo.

Seja gentil

Use removedores sem acetona e com óleos hidratantes. Tem mais: o certo é não tirar a cutícula: ela protege unha e matriz de bactérias. "Peça a manicure para empurrar a cutícula com muita delicadeza para não lesar a matriz da unha", diz Monica. É melhor polir apenas o excesso.

Hidrate

Unhas e cutículas precisam de hidratação. Procure produtos específicos e deixe na bolsa, na gaveta do escritório... "Prefira fórmulas que tenham ureia e ácido salicílico. Opte por bases fortalecedoras", diz Thais Pepe, dermatologista de São Paulo.

Lixe certo

Nada de mover a lixa para a frente e para trás. Isso pode enfraquecer suas unhas e torná-las quebradiças. O movimento correto é de fora para o centro. Em tempo: lixar demais os cantos também deixa suas garras mais vulneráveis, aumentando o risco de lascar. 

2 comentários:

  1. Que cuidado lindo você teve em fazer esta postagem, parabéns e obrigada pelo carinho.
    As unhas além de serem uma das portas principais para infecções, quem não as protege está mais propicio a adquirir micoses, em nosso centro clinico temos casos sérios que poderiam ser evitados com uma simples atitude "higiene".
    Beijinho
    Nicinha

    ResponderExcluir
  2. Gostei das suas dicas Alessandra. As vezes estamos tão acostumados em "só fazer" as unhas que acabamos nos esquecemos destes cuidados. Obrigada por compartilhar.
    Beijinhos querida.
    Mona Melo...*

    ResponderExcluir

Florzinha do dia