terça-feira, 12 de março de 2013

10 alimentos que não podem faltar no seu cardápio


Abacate, tomate, lichia e outros 7 alimentos que estão entre os campeões de nutrientes — para ajudar você a emagrecer e até espantar a depressão!

1
Tomate
Um dos pontos fortes é a propriedade antioxidante do licopeno, o pigmento vermelho predominante nessa hortaliça. Tem vitaminas A, que mantém os tecidos dos olhos e dos ossos saudáveis, e B, reguladora dos sistemas nervoso e digestivo. Sem contar a vitamina C, que auxilia na cicatrização de ferimentos, e os sais minerais, como ferro e fósforo. No cardápio Uma a duas unidades pelo menos três vezes por semana.
2
Chocolate amargo
Ganha destaque pela alta concentração de cacau. Antiinflamatório, o fruto atua na prevenção de doenças do coração e aumenta a concentração do colesterol bom (HDL). “Quanto mais amargo, maior o teor do cacau e a quantidade de antioxidantes”, diz a nutricionista Astrid Pfeiffer, de Curitiba. No cardápio Dois quadrados pequenos por dia, ou 30 gramas.
3
Óleo de coco
Tornouse o óleo do momento depois da descoberta de seus poderes no combate ao colesterol ruim (LDL) e na elevação do bom (HDL). Rico em vitamina E e ácido láurico, o mesmo do leite materno, fortalece as defesas do organismo e regulariza a função da tireoide. “Por causa disso, é ótimo para o emagrecimento”, diz a nutricionista Karin Honorato, de Belo Horizonte. No cardápioTrês colheres (sopa) por dia, em saladas ou no preparo de alimentos.
4
Castanha-do-pará
Recarrega os níveis de selênio, mineral importante para uma vida longa e saudável, além de retardar o envelhecimento e proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas. No cardápio“Uma unidade por dia é suficiente”, diz o nutricionista Murilo Dátillo, de São Paulo.
5
Salmão
É uma excelente fonte de ômega 3, ácido graxo essencial que o organismo não é capaz de produzir, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e artrite reumatoide. Ajuda no combate ao mal de Alzheimer e de Parkinson, além da depressão. Ótimo para melhorar o humor e controlar a ansiedade. No cardápio Um filé assado ou grelhado até duas vezes por semana.
6
Linhaça
É uma das sementes mais ricas em fibras, em especial a lignina, que estimula o funcionamento do intestino. Além disso, tem ação antioxidante, anticancerígena e antibiótica por causa dos fitoesteróis e flavonoides. Ainda traz vitamina E, potássio, magnésio e ômega 3, atuando contra dores e inflamações. No cardápio 1 colher (sopa) ao dia, triturada no liquidificador.
7
Abacate
Já foi visto como o vilão da dieta pelo alto valor calórico. Hoje, porém, sabe-se que, além de ser rico em gorduras monoinsaturadas, em especial o ácido oleico, bom para a saúde das artérias, traz fibras solúveis, que saciam e reduzem a absorção de gorduras e glicose. No cardápio Meio abacate pequeno por dia.
8
Tofu
Também conhecido como queijo de soja, não tem colesterol e reúne poucas calorias (30 em 50 gramas). Repleto de fitoestrógenos, substâncias semelhantes ao hormônio feminino, reduz o risco de câncer de mama e ajuda a aliviar sintomas da menopausa. No cardápio 100 gramas em saladas ou como petisco diariamente.
9
Lichia
A frutinha de casca rugosa é um verdadeiro negócio da China. Originária desse país, ela tem vitamina C em abundância, o que ajuda na resistência a infecções, além de ferro, cálcio e fibras. É pouco calórica (65 calorias em 100 gramas), ideal para quem está de dieta. A cianidina, pigmento presente na casca e na polpa da fruta, também dá uma mãozinha para secar a cintura.No cardápio Até dez unidades, três vezes por semana.
10
Grão-de-bico
Tem 30% de proteína e ácido fólico em abundância, bom para grávidas. Aumenta a saciedade (o que ajuda a emagrecer) e possui hormônios vegetais que combatem a osteoporose. A grande quantidade de triptofano, que proporciona bem-estar, afasta a depressão. No cardápio 2 colheres (sopa) nas principais refeições.

11 comentários:

  1. Oi querida, adorei as dicas do post.

    Vi que você comentou lá no blog que não consegue me seguir, habilitei a opção de seguir por email caso você tenha interesse hehe.
    Beijão www.brunapegoraro.com.br

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  2. esses nunca falta no meu cardápio...

    http://juhhrabelo.blogspot.com.br/

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  3. Excelente post!!
    Não são todos que sabem sobre os benefícios dos alimentos que estão sempre na nossa mesa :)

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

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  4. Oi flor... adorei seu blog e esse post... vivo em guerra com a balamça e essas informações são bem importantes...

    Bjus...

    Angela - Astros e Filmes
    http://astrosefilmes.blogspot.com.br/

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  5. Vish, todos esses ai nem passam perto do meu cardápio. Vou tentar adicioná-los!

    http://doceesconderijo.blogspot.com.br/

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  6. Caramba, chocolate também? Acabo de encontrar a desculpa perfeita pra não ficar só na vontade dessa delícia.

    Xerim :)
    www.trilouca.com

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  7. Obrigada por seguir meu blog, eu já estou seguindo aqui também.

    http://ascoisasdamanu.blogspot.com.br/

    http://descrevendoamores.blogspot.com.br/

    Beijos.

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  8. Otima dica
    não gosto de castanhas nem nada do gênero, mas sei que tem que comer

    bjs

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  9. Adorei as dias, sue blog é lindo já estou seguindo!

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Que sorte a nossa !!