30 dúvidas de beleza - respondidas! Suas perguntas sobre beleza, cabelos e cuidados respondidas pelas experts

Hoje uma parte das dicas , amanha vou colocar o restante 







Qual é a quantidade certa de filtro para garantir proteção?

Use 1 colher (chá) para o rosto, 2 colheres (sopa) para o tronco, 1 colher (sopa) para os braços e outra para pernas e pés. Quanto aos sprays, borrife até cobrir a área a ser protegida. O sol é mais forte em algumas regiões do Brasil?

A radiação no país é das mais fortes do mundo, aponta pesquisa da Johnson & Johnson. No Nordeste, por exemplo, os níveis são altos o ano todo, mas não se engane: é no Sudeste onde ocorrem os recordes no verão. Portanto, não há como escapar da proteção solar tanto na praia quanto na cidade - todos os dias, chova ou faça sol. 

O que um filtro deve ter?

Além do FPS, que bloqueia os raios UVB, causadores da vermelhidão, a fórmula deve proteger contra a radiação UVA, vilã do envelhecimento, indicada pela sigla PPD. O ideal é que o filtro tenha um PPD de 1/3 do FPS. Ou seja: um fator 30 precisa ter o PPD 10. 

Qual é a melhor maneira de proteger o cabelo sob o sol?

Use sprays e cremes capilares com filtro solar antes de ir à praia, nos fios ainda secos. Reaplique cada vez que sair da água e não dispense chapéus e bonés. Se você não tiver produtos específicos, junte uma pequena quantidade de protetor solar e borrifadas de spray de cabelo. Espalhe na palma das mãos e aplique nos fios. E não se esqueça da hidratação: aposte nas máscaras com queratina, uma vez por semana. 

O que fazer para minimizar uma queimadura?

Você acabou dormindo sob o sol  e perdeu a noção do tempo? Se exagerou na dose e ficou com a pele toda vermelha e ardida, não se desespere! Adicione algumas gotas de óleo de menta aos produtos pós-sol com aloe vera, deixe na geladeira e aplique nas áreas afetadas. O alívio é imediato. Ah!, e fuja do sol por alguns dias. 
Sim. Em vez de borrifar só na raiz, para absorver a oleosidade, espalhe o jato por todo o comprimento. O cabeleireiro Oscar Blandi, que lançou um dos mais famosos dry shampoos do mundo, ensina o truque: "Pulverize o spray de baixo para cima, a uns 20 centímetros do cabelo. Faça movimentos de zigue-zague e, ao mesmo tempo, vá amassando os fios. O efeito é de um spray de água salgada". 

Como ter sobrancelhas marcantes, penteadas e comportadas?

Tendência máxima das passarelas nas últimas temporadas, as sobrancelhas mais bem recheadas ganharam também as ruas. Para copiar o efeito e os desenhos que estão na moda, lance mão de alguns truques. Preencha as falhas com um lápis marrom, penteie os fios do início (ali no meio da testa) para cima e deslize a escova seguindo o comprimento em direção às orelhas. Máscara de cílios transparente ajuda a fixar os pelos no lugar. Na falta desse produto, copie este truque muito usado pelos maquiadores nas fotos de beleza: borrife uma pequena quantidade de spray fixador de cabelo na escovinha que penteia os fios. A sobrancelha fica à prova de suor, pista de dança, amassos animados...

Eu sempre tive muitos cílios e eles caíram! Por que isso acontece?

A queda dos cílios tem muita semelhança com a do cabelo. As causas podem ser: uso de medicamentos para emagrecer, stress, dieta restritiva (que leva à carência de vitaminas B5, B6, ferro e de alguns aminoácidos importantes no fortalecimento dos pelos). Dormir de make não é o pior pecado, mas o esfrega-esfrega do algodão com demaquilante para tirar máscaras à prova d¿água pode dar adeus a alguns fios. O uso contínuo do curvex muito apertado também é fator de risco para quebra. 

Prefiro o corretivo em creme, que cobre minhas olheiras, mas se acumula nas linhas finas. Como evitar?

Pó finalizador! O acúmulo acontece porque o produto ainda não secou e corre na pele quando você movimenta os olhos, parando na depressão que há nas linhas finas. Para evitar o incômodo, o segredo é passar uma camada de pó translúcido logo após a aplicação para manter tudo no lugar

O que devo fazer para o meu perfume durar o dia todo?

Em primeiro lugar, vale destacar que as fragrâncias tendem a evaporar mais rapidamente nas peles secas do que nas oleosas. O truque é aplicar uma camada espessa de hidratante nos pontos onde for borrifar o perfume. Se tiver a linha completa do mesmo aroma (eau de toilette, eau de parfum, sabonete e hidratante corporal), utilize pelo menos três de uma vez, deixando só o EDP para áreas estratégicas, como atrás das orelhas, nuca e pulsos

Quais as cores de esmalte mais recomendadas para cada tonalidade de pele?

Claro que não há regras, assim como na maquiagem. Mas algumas cores combinam melhor, sim, com determinados tons de pele. Para as mais claras, tonalidades como o vermelho-cereja e o rosa-pálido, além do preto e do cinza, são as mais indicadas. Morenas e mulheres com pele amarelada ficam bem com os vinhos e nudes com fundo pêssego - fuja dos muito rosados e neutros. E as negras podem escolher entre as variações de ameixa e vinho, e ainda se esbaldar nas cores vibrantes, como vermelho-alaranjado, pink e neon.

Tenho pele oleosa. Posso usar esses óleos essenciais para hidratar?

Pode, desde que sejam à base de grapefruit ou rosemary, ativos conhecidos por sua ação adstringente. Os de chá-verde, lavanda e rosewood também são usados para tratar a acne, enquanto os de hortelã e cidreira podem reduzir os cravos. O importante, no entanto, é aplicá-los só à noite, evitando a zona T (testa, nariz e queixo). Duas gotinhas são suficientes para hidratar todo o rosto. 

Meu xampu a seco às vezes funciona perfeitamente e outras não. Estou ficando imune a ele?

Não, não está. O que acontece é que os níveis de oleosidade variam de acordo com seus hormônios e também com o clima. Em dias críticos, o ideal é lavar a cabeça. Mas, se não deu tempo, experimente dry shampoos com textura em pó. Borrife na raiz e espalhe bem com os dedos para evitar que fiquem resíduos brancos no couro cabeludo

Nunca consigo tirar a máscara à prova d'água. Qual o produto indicado?

Escolha um demaquilante bifásico específico para fórmulas resistentes à água, passe em um algodão e faça movimentos no sentido do crescimento dos fios (da raiz às pontas). Não tem o produto à mão? Algumas gotas de óleo facial, xampu neutro ou infantil ou condicionador também costumam resolver. O mais importante é não esfregar para que os cílios não se quebrem. Seja delicada, ok? 

Como escolher a tonalidade ideal da base mineral?

Enquanto as cremosas e líquidas precisam ser exatamente da cor da sua pele, as minerais não seguem essa exigência. Se você estiver na dúvida entre dois tons, por exemplo, escolha sempre o mais claro. A oleosidade natural da sua pele oxida o pó, o que faz com que ele pareça mais escuro do que na embalagem. 

É seguro usar o que sobrou do meu protetor solar corporal do ano passado na próxima ida à praia?

O período de validade dos filtros é, normalmente, de três anos. Por isso, se ele foi guardado em um local fresco e seco, provavelmente vai continuar funcionando. Os dermatologistas, no entanto, informam que o certo é que o protetor não sobre de um verão para o outro porque significa que você não usou a quantidade certa no ano anterior. De qualquer forma, se ainda há produto no frasco, cheque a data de fabricação e mande ver! 

Posso substituir o hidratante em creme por óleo corporal?

O óleo é bem mais prático nos dias frios. Mas a verdade é que ele só envolve a pele, impedindo que ela perca mais água. O ideal é passar hidratante todo santo dia (coragem, você consegue!), principalmente no inverno. 

Posso usar produtos clareadores nas olheiras?

Não! Fórmulas despigmentantes contêm ativos que podem causar alergias em contato com os olhos. Para amenizar as olheiras, aposte em cremes e séruns leves à base de cafeína. Mas é bom visitar um dermatologista para que ele investigue a causa do problema e indique o melhor tratamento para apagá-las. 














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 dúvidas sobre alisamento e Dica de produto Venutti

Biquínis e maiôs: modelos ideais para esconder pontos fracos e valorizar suas qualidades